NOTÍCIAS

News

12 de Novembro de 2014

Vida Vivida em forma de crônica

Livro de estreia da autora Piti Ochôa Ughini, “Vida vivida”, que traz ilustrações de Miriam Postal, será lançado nesta quinta-feira

54555111370

Crônicas sobre o cotidiano a partir do ponto de vista de uma mulher apaixonada pela vida: esta seria a sinopse do livro “Vida vivida” se fosse possível resumir tão brevemente a história de descobertas e aprendizados de uma alma feminina e sua longa travessia em busca de autoconhecimento. Lançamento da Aldeia Sul Editora, o livro de estreia da autora Piti Ochôa Ughini é uma singela celebração à delicadeza e à simplicidade em meio a um mundo de sensações tão conturbadas.

Formada em Letras pela Universidade de Passo Fundo, professora de Redação e Língua Portuguesa na rede particular de ensino por 25 anos, hoje professora de curso Pré-Vestibular e dona de seu próprio centro de estudos, Piti é uma irremediável apaixonada pelas palavras. “Escrever é ato solitário, singular, consciente ou mesmo inconsciente. Escrever é a busca imediata da resposta para o que não se compreende. Escrever é encontrar caminhos mais leves, mais belos que ajudam a viver. Escrever é ler a vida”, declara logo na abertura do livro, com a crônica A liberdade da palavra escrita.

A partir daí, o leitor é levado de forma doce e sutil ao seu próprio mundo interior, onde é capaz de se identificar com cada uma das vivências que a autora vai confessando ao longo de breves e despretensiosas reflexões sobre a vida. As crônicas abordam temas como autoestima, amizade, gratidão, espiritualidade, amor próprio, amor romântico e amor ao próximo, sempre com a visão otimista de quem viveu intensamente, sem arrependimentos.


Ilustre parceria
Fã de autores como Clarice Lispector, Simone de Beauvoir, Lia Luft, Pablo Neruda e Fernando Pessoa, Piti Ochôa Ughini revela como nasceu a obra. “Algumas das crônicas reunidas em ‘Vida vivida’ surgiram da necessidade de me expressar sobre determinadas emoções, e para isso tive o incentivo do psicanalista José Júlio Abuchaem, que assina o prefácio. Passei a publicá-las no meu blog e tive um retorno muito positivo, alunos, amigos, leitores que acompanhavam e passaram a me incentivar a publicar”.

Para realizar o desejo de registrar suas emoções em livro, contou com um reforço de peso: a artista Miriam Postal. Grande fã e sua amiga de longa data, Piti teve algumas de suas crônicas ilustradas pela artista passo-fundense de renome internacional, enriquecendo ainda mais a publicação. O projeto gráfico do livro – que ganhou formato de bolso para acompanhar o leitor onde quer que ele vá – é assinado pela designer Marina de Campos, e evidencia o cuidado e a suavidade presente nos escritos de Piti e nos traços de Miriam, duas mulheres dotadas de criatividade e sensibilidade. Com um layout moderno e dinâmico, a edição é repleta de detalhes sutis, como o título escrito à mão com a letra da própria autora.

 

Lançamento
Ainda que já estivesse circulando pela Feira do Livro, o livro será lançado oficialmente nesta quinta-feira, 13, das 19h às 22h, na Delta Livraria e Papelaria. Além da sessão de autógrafos do livro “Vida vivida”, o público vai poder conhecer e adquirir uma série de pôsteres derivados da parceria entre Piti e Miriam, com frases retiradas do livro e ilustrações exclusivas.

 

Fonte: www.onacional.com.br


Sombra_vertical_m

miriampostal@miriampostal.com.br Ponto_rosa 54 2103.5410 / 54 98111.3131 Ponto_rosa Acompanhe

Copyright © 2013. Artísta Plástica Miriam Postal. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia. Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil.

Assinatura_v2