NOTÍCIAS

News

17 de Outubro de 2014

A arte em prol de uma causa nobre

http://www.diariodamanha.com

A_arte_em_prol_de_uma_causa_nobre

As integrantes do programa Papo de Evas, da rádio Diário da Manhã AM 570,neste ano trabalharam firmes em prol da causa do outubro rosa. A mobilização nasceu com a ideia de fazer camisetas que abordassem o assunto de uma forma personalizada. Para isso, as Evas idealizadoras do programa contaram com a colaboração especial da artista plástica passo-fundense, Miriam Postal, para elaborar a arte. A ideia, desde o início era vender as camisetas e doar o dinheiro para a Liga Feminina do Combate ao Câncer que, de acordo com a presidente, Neli Formighieri, atualmente tem um gasto mensal que chega a até R$ 15 mil.

As 120 camisetas confeccionadas foram fruto de uma doação da Clínica Cedil -diagnóstico por imagem- e o dinheiro arrecadado, que somou mais de R$ 3 mil, foi entregue à Liga na tarde de quarta-feira (15). Devido à causa nobre, o estoque de camisetas se esgotou rapidamente e, como diz uma das Evas, Marilise Lech, “se fossem confeccionadas mais camisetas, com certeza venderíamos tudo também”.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer atua em Passo Fundo há 39 anos, com o objetivo de auxiliar e amenizar o sofrimento de quem necessita. A Liga também mantém o Centro Assistencial de Crianças com Câncer (CACC), que atende crianças de 34 municípios da região norte. “Todas as pessoas que se envolveram neste projeto merecem o nosso reconhecimento e admiração”, ressalta Neli, se referindo à doação feita à entidade que, de acordo com ela, não tem nenhuma fonte de renda que não seja o brechó, fixado às dependências da Liga.

 

 

As Evas
Transmitido pela rádio Diário da Manhã AM 570, todas as segundas-feiras, das 13h às 14h, o programa Papo de Evas é composto por seis Evas: as psicólogas Marilise Lech, Mariana Biazi e Carolina Azambuja; a jornalista Alessandra Zanatta; a banqueteira Lisete Biazi; e a engenheira Sônia Loguercio.

No ato da entrega, só não esteve presente a Eva Mariana Biazi.

 

 

Miriam Postal e sua criação
A artista plástica passo-fundense é Bacharel em Desenho e Plástica e pós-graduada em Arte/Educação, ambos pela Universidade de Passo Fundo. Com cursos de especialização no Brasil e exterior, seu currículo vem sendo construído através da participação em importantes exposições de arte nacionais e internacionais. O trabalho de Miriam já fez parte de várias causas sociais como esta, mas tratar do câncer de mama por este viés, a artista afirma “é a primeira vez”.

Miriam contribui de maneira exuberantemente bela, fazendo o seu trabalho integrar parte de uma grande causa como a conscientização da importância da prevenção ao câncer de mama. “Usei a mulher como símbolo central, como se ela estivesse enfrentando de frente os problemas. Na estampa de sua roupa contém o laço, que é o símbolo da campanha e na mão uma rosa que era o símbolo de campanhas passadas. É uma coisa singela que fala muito sobre o assunto e, principalmente, mostra ela não escondendo o problema”, explica.

Ela ainda fala com sinceridade sobre o seu sentimento ao poder contribuir, de alguma forma, na campanha de conscientização do programa Papo de Evas. “Eu amo poder ajudar. É uma forma de canalizar a minha obra e fazer ela ser útil para causas mais nobres, tais como esta. Para mim, é algo tão fácil e tão simples, mas que para as outras pessoas é tão importante”, conclui a artista.

 

 

Caminhada em favor à campanha
A Caminhada Pense Rosa 2014 ocorre no próximo domingo (19), com início às 18h. A saída será a partir do Shopping Bella Città e a chegada na Catedral Nossa Senhora Aparecida.


Sombra_vertical_m

miriampostal@miriampostal.com.br Ponto_rosa 54 2103.5410 / 54 98111.3131 Ponto_rosa Acompanhe

Copyright © 2013. Artísta Plástica Miriam Postal. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia. Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil.

Assinatura_v2